-
Arquitetos: Andréa Helou
- Área: 310 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ana Helena Lima
-
Fabricantes: Casa Franceza, Life Sun, NS Brazil, Ulimax
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma dessa casa partiu do desejo de conectar áreas internas e externas gerando espaços amplos e iluminados. A partir da área construída existente, a sala virou uma grande conexão entre o jardim da frente e o pátio de traz. Nessa sala, há um único volume revestido de madeira que comporta o lavabo, a escada, e faz a divisão com a cozinha, que por sua vez se abre para o pátio da churrasqueira, para a sala de jantar, e para o jardim lateral.
Como o pé direito do andar inferior era baixo, optou-se por um piso claro e continuo. Todos os caixilhos foram pensados em madeira e vidro para enfatizar a conexão com o jardim e criar um ambiente mais aconchegante. No andar superior, novamente aproveitando os limites da construção existente, foi criada uma sala íntima de tv onde antes eram dois banheiros. Essa saleta conecta as três suítes. O ambiente ganhou qualidade com a abertura de um vão de janelas que percorre a fachada toda - desde a suite principal até a varanda da sala. As janelas de vidro se alternam com elementos de madeira que sombreiam - uma vez que estão voltadas para o norte - e que também dão ritmo a fachada da casa.
A casa original tinha um telhado de duas águas bastante inclinado. Optamos por tirar o telhado e construir uma laje plana de steel frame para servir de laje técnica. Por cima da laje instalamos telhas sanduíches garantindo um maior conforto térmico e acústico. Nessa laje, além das caixas d’água, foram colocadas placas fotovoltaicas para geração de energia e placas solares para aquecimento de água - formando assim um sistema híbrido. A casa também conta com uma cisterna de 3000 litros enterrada no jardim da frente para acomodar a água pluvial, que é reaproveitada na irrigação automática dos jardins e nos vasos sanitários.